quinta-feira, 2 de junho de 2016

Dissertação sobre a Arte, a propósito de uma coreografia sobre o Bolero, de Ravel

Maya Plisetskaya - Bolero (choreography by Maurice Béjart)


Dissertação sobre a Arte, a propósito de 
uma coreografia sobre o Bolero de Ravel

A todas as minhas amigas
e a todos os meus amigos
que fazem da arte um
destino e uma ambição.

Se a Arte derivou da racionalidade do Homem, sem a qual não teria sido possível a sua existência e evolução, também é verdade que a Arte serviu para humanizar a racionalidade humana, evitando-se assim a sua "robotização biológica". O Homem também se humanizou, através da Arte, na medida em que ela lhe moldou o sentido do Belo, do Sublime e do Sonho, conceitos estes que lhe permitiram ultrapassar a fronteira do real e alcançar o estado da abstracção.
Ao contrário da Política, da Economia, das Religiões e da Guerra, é a Arte que une os homens e fomenta a Paz. E é por isso que nos maravilhamos perante uma obra de Arte. 
É o que acontece ao assistirmos a esta dança, concebida, pelo grande bailarino e coreógrafo, Maurice Béjart, sobre a música do Bolero de Ravel, em que as duas manifestações artísticas se harmonizam e entrelaçam, através das suas linguagens próprias, num equilíbrio estético sublime e grandioso, que desperta intensas e fortes emoções.
E para atingir este desiderato, perante os espectadores, só uma bailarina como Maya Plisetskaya, poderia emprestar o seu corpo e talento para interpretar o Bolero de Ravel.
Um verdadeiro hino à dança, na sua melhor expressão artística e no seu fascinante esplendor.

Alexandre de Castro
2016 06  o2

Sem comentários: